Voluntárias Contadoras de Histórias
Entendendo que o ser humano necessita de lazer, entretenimento e cultura, o grupo de Voluntárias Contadoras de Histórias surgiu com intuito de contribuir para a humanização e disseminação do espírito voluntário, fortalecendo valores e princípios éticos, essenciais entre os diversos segmentos beneficiados com as histórias.
O grupo foi iniciado em 2011 em Venda Nova do Imigrante, com o objetivo de formar voluntários para contar histórias para públicos diversos em variados espaços da comunidade, e é resultado da parceria do IJBS (ES), com a Comunidade Educativa CEDAC (SP).
No ano de 2015, foi formado um novo grupo de voluntárias Contadoras de Histórias em Conceição do Castelo e em 2016 no município de Castelo, ministrado por duas oficineiras, que foram capacitadas para o desenvolvimento desta atividade.
Atualmente, o grupo conta com voluntárias comprometidas com o trabalho social de narração de histórias, tendo um repertório de contos e cantigas da tradição oral, que vem se ampliando a cada dia.