Quem Somos
O Instituto Jutta Batista da Silva é uma organização sem fins lucrativos que atua com assessoramento a Associações e Grupos de Voluntários em 11 municípios da Região Serrana do Espírito Santo, além de desenvolver projetos sociais voltados para crianças e adolescentes, geração de emprego e renda, resgate da cultura e do artesanato.
Todo trabalho iniciou com a Srª. Jutta Batista da Silva, alemã natural de Hamburgo, residia no Rio de Janeiro, e foi casada com Eliezer Batista da Silva. Viveu em Vitória grande parte de sua vida. Dona Jutta trazia consigo as lembranças da II Guerra Mundial vividas na Alemanha, na qual seus pais perderam tudo. Após ter enfrentado grandes dificuldades e ter visto de perto tanta miséria, Srª. Jutta sentiu a necessidade de fazer algo para o próximo, dar as mãos e repartir o pouco que tinha.
Quando recebia qualquer doação de parentes e amigos da Alemanha, por pouco que era, repartia com as pessoas carentes que moravam ao seu redor. Dessa experiência de vida nasceu a SADES (Sociedade de Amigos do Estado do Espírito Santo)no dia 14 de junho de 1983, que atuou durante 18 anos no Estado do Espírito Santo.
Em junho de 2000, com o falecimento da Srª. Jutta , seu esposo Eliezer Batista da Silva e colaboradores da Vale, reestruturaram a SADES. Em 2001, foi criado o Instituto Jutta Batista da Silva, com objetivo de dar sequência aos trabalhos em desenvolvimento, mas somente em 11(onze) municípios da região serrana do Espírito Santo.