Voluntariado

 

O trabalho voluntário é uma ação por meio do qual, pessoas despendem parte do seu tempo em um gesto solidário de ajuda e demonstração de amor ao próximo.

Com o objetivo de fortalecer essa tarefa, o Instituto Jutta Batista da Silva incentiva, mobiliza e acompanha o funcionamento das associações e grupos, investindo no trabalho voluntário e estimulando a criação de novos núcleos que atuem em prol de uma causa social.

Atualmente, o IJBS assessora 23 Associações ou grupos de voluntários organizados em 11 municípios da região serrana do Espírito Santo.

São realizadas visitas aos núcleos voluntários, permitindo o intercâmbio de informações, orientações, pesquisas e com isso são desenvolvidas atividades como: reorganização e adequação de espaços físicos de encontros, motivação dos voluntários, capacitações e treinamentos na gestão administrativa e financeira da Associação, orientações para melhoria do artesanato e outros exemplos na busca de profissionalismo do Instituto com os trabalhos prestados à comunidade pelos voluntários.

Através desse voluntariado organizado, treinado e orientado é possível diminuir problemas identificados em cada município, fornecendo informações sobre gerenciamento, estimulando a realização de ações que respondam as demandas sociais ainda não atendidas nas comunidades e divulgando as causas realizadas por meio do trabalho voluntário.

Com esta rede de atuação social, atendem asilos, APAES, Casa de Acolhimento de menores carentes, creches, hospitais e PESTALOZZIS. Juntos, as 23 associações ou grupos assessorados pelo IJBS somam 42.229 beneficiados por mês.

 

Atuação do IJBS:

MAPA