Quem Somos

 

logo

O Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS) foi fundado em 14 de junho de 1983 e é uma entidade sem fins lucrativos. Sua sede localiza-se em Venda Nova do Imigrante, no interior do estado do Espírito Santo. O IJBS atua em 11 municípios da Região Serrana do Espírito Santo, proporcionando a realização direta ou indiretamente de obras sociais, da confecção de produtos de artesanatos e projetos sociais com foco em auxiliar no desenvolvimento da comunidade local.

 

DONA JUTTA

A Srª. Jutta Batista da Silva, era alemã natural de Hamburgo, residia no Rio de Janeiro, e foi casada com Eliezer Batista da Silva.D. JUTTA Viveu em Vitória grande parte de sua vida, devido ao trabalho do marido que na época começava a abrir a estrada de Ferro Vitória – Minas, administrada pela Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale.  Dona Jutta trazia consigo as lembranças da II Guerra Mundial vividas na Alemanha, na qual seus pais perderam tudo. Após ter enfrentado grandes dificuldades e ter visto de perto tanta miséria, Srª. Jutta sentiu a necessidade de fazer algo para o próximo, dar as mãos e repartir o pouco que tinha.

Quando recebia qualquer doação de parentes e amigos da Alemanha, por pouco que era, repartia com as pessoas carentes que moravam ao seu redor. Dessa experiência de vida nasceu a SADES (Sociedade de Amigos do Estado do Espírito Santo)no dia 14 de junho de 1983, que atuou durante 18 anos no Estado do Espírito Santo.

Em junho de 2000, com o falecimento da Srª. Jutta , seu esposo Eliezer Batista da Silva e colaboradores da Vale, reestruturaram a SADES. Em 2001, foi criado o Instituto Jutta Batista da Silva, com objetivo de dar sequência aos trabalhos em desenvolvimento, mas somente em 11(onze) municípios da região serrana do Espírito Santo.