Projeto Turma

 

O Projeto Turma atende crianças e adolescentes com idade entre 11 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social na Região Serrana do Estado. Em 2018, devido aos bons resultados obtidos no distrito de São João de Viçosa, em Venda Nova do Imigrante, o Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS) decidiu ampliar a atuação do programa com a replicação do Projeto Turma para a comunidade de Vivendas, em Domingos Martins.

As duas unidades são responsáveis pelo atendimento de cerca de 80 alunos, que participam de oficinas de karatê, xadrez, artesanato, robótica, violão, teatro, informática, inglês e debates sobre cidadania, ética, entre outros valores importantes para o desenvolvimento humano integral. As aulas são oferecidas no contraturno da escola e todo conteúdo programático tem como finalidade proporcionar a cada participante a possibilidade de experimentar outros modos de ver e interagir com o mundo, despertando sentimentos como: solidariedade, empreendedorismo, empatia, respeito, amizade e desenvolvimento de competências.

O Projeto Turma também propicia o envolvimento das famílias nas atividades, como também a inserção de muitos alunos no mundo digital, já que parte das turmas não contam com acesso a computadores em casa ou navegação pelo celular.