O Projeto Turma, uma iniciativa do Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS), tem como objetivo oferecer a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social a oportunidade de desenvolver suas habilidades, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, como também capazes de exercer o pensamento crítico.
O programa é ministrado desde 2011 em São João de Viçosa, em Venda Nova do Imigrante/ES, e conta com oficinas realizadas em quatro tardes por semana no contra turno da escola. Os adolescentes têm acesso a conteúdos relacionados a arte, expressão, artesanato, robótica, valores, inclusão digital, karatê, violão e teatro, entre outros.
Por meio da Oficina de Valores, ministrada pela instrutora Juliana Péterle, são trabalhados conceitos sobre respeito, ética, liderança, comunicação, mercado de trabalho e sustentabilidade. E foi através desta temática que surgiu a ideia do projeto “ Sementes do Bem”.
A atividade está sendo executada em etapas, algumas já foram executadas, como o levantamento de dados para o planejamento das atividades, parceria com o Instituto Federal do Espirito Santo, com a coleta de óleo usado para fabricar sabão. Os adolescentes também distribuíram panfletos com informações relevantes sobre coleta e descarte de lixo e preservação ambiental na comunidade de Bicuiba, onde o projeto acontece.
Para as próximas semanas, os adolescentes irão iniciar o processo de limpeza, plantio e inserção de placas de “Proibido Jogar Lixo” no jardim do projeto, além da confecção de uma horta suspensa. “Em analogia ao nome do projeto “Sementes do Bem”, vamos trabalhar com a colheita do que plantamos. No manuseio da horta conseguiremos trabalhar em equipe, mostrando aos alunos o valor da partilha das tarefas e dos resultados”, destaca a instrutora da oficina de Valores, Juliana Péterle.
Para Renata Carnieli, Gerente de Projetos Sociais do IJBS, sensibilizar e envolver os adolescentes em atividades relacionadas ao meio ambiente é fundamental e deve ser priorizada, em especial quando traz benefícios para a comunidade onde os adolescentes residem. “Temos o desejo de contribuir na formação de cidadãos conscientes e tem-se alcançados resultados, visto que as mudanças sociais que o projeto vem alcançando. ”