Exposição com peças e obras raras beneficiará o Instituto Jutta Batista da Silva

O acervo conta com mais de 200 peças, dentre esculturas, pinturas e mobílias de época. A maioria é proveniente de um ex-presidente, um embaixador e uma família da Era do Cacau

Obras raras, carregadas de história, beleza e assinaturas dos mestres da arte clássica e contemporânea, estarão abertas à visitação durante a exposição do Leilão de Agosto Empório das Artes. A mostra começa no próximo dia 9 (quinta-feira) e segue até o dia 13 de agosto (segunda-feira), no Shopping Vitória. O pregão será realizado no dia 14 de agosto (terça-feira). O acervo reúne mais de 200 lotes, entre esculturas, mobílias de época, pratarias, porcelanas, tapetes e pinturas de artistas consagrados.

Dentre os grandes nomes estão: Homero Massena, Fani Bracher, Adolf Edward Herstein, Alexandre Rapoport, Rodelnegio Gonçalves Netto, Manoel Santiago, Inos Corradin, Haydéa Santiago, Domênico Lazzarini, Antônio Maia, Armando Vianna, Carlos Scliar, Bustamante Sá, Angelo Cannone e Heitor dos Prazeres. Além dos quadros de artistas renomados, estarão disponíveis cerca de 140 peças entre esculturas e mobiliários antigos.

Segundo o marchand Lélio Cimini, que está à frente da Empório das Artes, cerca de 40% das peças têm lance inicial livre, a partir de R$ 20. Por isso, essa é uma boa oportunidade para colecionadores e apreciadores de arte adquirirem obras por um preço abaixo do mercado, com um valor que pode chegar ao de um terço do encontrado em outras ocasiões.

Para esta edição do leilão, foram adquiridas peças de três famílias tradicionais da sociedade brasileira: das coleções de um ex-presidente, de um embaixador e de descendentes de uma família da Era do Cacau.

Parceria social

Neste leilão, o Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS) também participará com 13 lotes, cuja a renda será integralmente revertida para a instituição. Dentre os itens doados para a ação estão: brinco em ouro com pérola, de Ricardo Vieira; vasos de porcelana Vista Alegre; obras das artistas Simone Sossai e Ângela Gomes e escultura Face de Cristo, do artista capixaba Hippólito.

Arte

Passeando por todos os estilos de pintura, as obras expostas contam com o quadro “Sensual”, do artista polonês Adolf Edward Herstein. Nascido em Varsóvia, ele trabalhou e ensinou na França e na Alemanha, onde atuou no movimento da Secessão de Berlim – semelhante a Semana de Arte Moderna, de 1922, realizada no Brasil. Falecido em Berlim, o artista possui uma gravura na coleção do Museu de Arte Moderna (MOMA), em Nova York.

O Espírito Santo estará representado na exposição pelos talentosos artistas capixabas Homero Massena e Rodelnegio Gonçalves Netto com as obras “Subida da Fé” e “A Freira”, respectivamente. Homero retrata em seu quadro, com seu olhar, o trajeto para a chegada ao Convento da Penha. E Rodelnégio, nasceu em Alegre, mas é um dos mais conceituados pintor naif de Minas Gerais.

Outro atrativo para quem aprecia obras renomadas são as peças que representam a Arte Sacra, reconhecida como uma importante forma de manifestação artística no Brasil. O acervo reúne esculturas e mobiliários raros com temas religiosos, como o “Cristo na Cruz” – uma peça do século XIX, com características do imaginário baiano.

Antiguidades

Além de verdadeiras relíquias, os móveis e objetos expostos no espaço Empório das Artes chamam a atenção pelos materiais que compõem a sua estrutura. Um destaque importante neste sentido são as mesas – de centro e de jantar – feita com o ônix, uma das mais importantes pedras de adorno e de uso terapêutico na Antiguidade.

Além de itens tradicionais, também há peças inusitadas, como um móvel de dentista da década de 20 e 30, inclusive com gavetas e lixeiras. Além disso, uma jardineira (móvel para a sala) feita em jacarandá também poderá ser vista no espaço de arte. Os aparelhos de jantar em porcelana e os tapetes persas também estão nesta lista de relíquias.

SERVIÇO

Leilão de Agosto Empório das Artes

Data da Exposição: de 9 a 13 de agosto.

Horários: das 10h30 às 21h30 (segunda a sábado) e das 14h30 às 20h30 (domingo). Entrada franca.

Pregão: 14 de agosto, às 20h, comandado pelo leiloeiro Mauro César Rocha.

Local: Segundo Piso do Shopping Vitória, na ala dos restaurantes.

Instagram-512

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *